• 8 de março de 2021

O programa Jovens Profissionais do Saneamento – JPS da ABES promoverá duas oficinas (veja descrições ao final), nos dias 17 e 18 de março, durante o 14º Seminário Nacional de Resíduos Sólidos | I Painel Internacional de Resíduos Sólidos. O evento será realizado online, de 16 a 18 deste mês.

Oficina para Professores da Rede Pública – 17 de março (quarta-feira), às 16h.

CLIQUE AQUI E ACESSE O FORMULÁRIO DE INSCRIÇÃO

Mediadora: Manuela Bahiense Wenceslau Proença

Palestrantes: Iara Rosso, Gabrielle Fernandes, Larissa Couto, Mauana Ravadelli, Manuela Proença

Oficina para Catadores de Material Reutilizável e Reciclável – 18 de março (quinta- feira), às 16h

CLIQUE AQUI E ACESSE O FORMULÁRIO DE INSCRIÇÃO

Mediadora: Adjane Damasceno de Oliveira

Palestrantes: Nathália Nascimento, Regina Coeli, Wesley Belo, Manuela Proença

Colaboração: Iara Rosso

Participação especial: Dimir Viana

OFICINA 1

A oficina será iniciada com uma contextualização sobre os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU e o tema `Resíduos Sólidos`. Será apresentado um panorama da coleta, tratamento e disposição de resíduos no Brasil. A partir dessa análise será possível interpretar os dados e compreender de forma aprofundada as consequências da disposição incorreta de resíduos na saúde da população e no meio ambiente. Também serão abordados os temas consumo responsável, 5 Rs, obsolescência programada e perceptiva e alternativas para o tratamento e destinação final do resíduo orgânico doméstico. Além disso, serão apresentadas estratégias para a separação de resíduos em domicílios e um passo a passo para a construção de um minhocário com uma breve explicação do seu funcionamento. A presença de resíduos nos oceanos também será avaliada, considerando tanto o descarte incorreto em praias como a formação das grandes ilhas de plástico. Serão comentados alguns aspectos e contribuições da Política Nacional de Resíduos Sólidos e do conceito de Espaço Lixo Zero. Os materiais e as referências apresentadas durante a oficina serão disponibilizados para consulta e utilização.

OFICINA 2

A oficina será iniciada com uma contextualização sobre a Educação Ambiental e sua importância  para o empoderamento do movimento de catadoras e catadores de material reutilizável e reciclável. Haverá uma entrevista com catadores dos estados de Alagoas, Goiás, Minas Gerais e Pernambuco sobre o impacto da pandemia nas atividades das cooperativas. Posteriormente será apresentado às catadoras e aos catadores os equipamentos de proteção individual e os cuidados a serem aplicados antes, durante e após a execução de suas atividades, de forma a garantir maior salubridade e segurança no exercício profissional, sobretudo durante o período de pandemia pelo qual estamos passando. Ao final da oficina haverá o momento “inspire-se” onde será apresentado ao público a cooperativa Palha de Arroz, situada em Recife (PE), um exemplo de protagonismo feminino neste mês em que celebramos o dia internacional da mulher. A oficina será encerrada com participação do educador e artista Dimir Viana, que irá abordar sobre Mobilização Social Criativa além de apresentar uma de suas composições do álbum ‘O Catador e a Rua’.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *