
ABES

ABES

ALCEU GUERIOS BITTENCOURT
Presidente Nacional da ABES
ALCEU GUERIOS BITTENCOURT
Presidente Nacional da ABES
Instituição: Presidente Nacional da ABES. Engenheiro Civil pela Universidade Federal do Paraná, pós-graduado em Engenharia Hidráulica pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo, com especialização em Administração Financeira pela Fundação Getúlio Vargas (FGV). Foi Presidente da Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental – ABES – Seção São Paulo, nos Biênios 2013/15 e 2015/17 e atualmente integra a Diretoria Nacional da ABES, no cargo de Secretário Geral. Foi Presidente do 29º Congresso da ABES. Integrou a Comissão Temática do Fórum Mundial da Água 2018, realizado no Brasil. Foi presidente, como representante da ABES, do Conselho de Orientação da Arsesp, agência paulista de regulação de serviços de saneamento. É Diretor Superintendente da COBRAPE – Cia. Brasileira de Projetos e Empreendimentos.

ALICE LIBÂNIA SANTANA DIAS
FEAM
ALICE LIBÂNIA SANTANA DIAS
FEAM
Instituição: FEAM. Instituição: . Engenheira Ambiental. Mestre e doutoranda pelo Programa de Pós-graduação em Saneamento, Meio Ambiente e Recursos Hídricos da UFMG, Técnica em Saneamento e Meio Ambiente pelo Cefet/MG. Analista Ambiental da Fundação Estadual do Meio Ambiente (Feam), atualmente ocupa o cargo de Diretora de Gestão de Resíduos, Gestão da Qualidade e Monitoramento Ambiental. Professora Titular do Centro Universitário UNA. Membro da ABES/MG e integrante da Câmara Técnica de Resíduos, sessão MG.

ANA PAULA DA COSTA ASSUNÇÃO
SLU/PBH
ANA PAULA DA COSTA ASSUNÇÃO
SLU/PBH
Instituição: SLU/PBH. Ana Paula da Costa Assunção - Historiadora, Especialista em Administração Pública com formação em MBA pela PUC Minas, atualmente na Chefia do Departamento de Políticas Sociais e Mobilização da SLU. É responsável pela interlocução com todos os grupos organizados que atuam na gestão de resíduos sólidos no município, associação de moradores, universidades, grupos de mídias sociais e em destaque associações e cooperativas de catadores. Tem experiência de mais de 20 anos na gestão pública do município, tendo atuado nas áreas de assistência social, requalificação urbana e gestão de resíduos sólidos. Escreveu 3 artigos em publicações técnicas na área de administração pública e coordenou o processo de construção do Protocolo de Segurança da Coleta Seletiva e Triagem de Materiais. Representa a SLU no Fórum Municipal Lixo e Cidadania instância de articulação com o movimento de catadores e realiza toda a interlocução da SLU com os catadores de materiais recicláveis da cidade.

ANDRÉ DOMINGOS GOETZINGER
AGIR - Agência Reguladora Intermunicipal do Médio Vale do Itajaí
ANDRÉ DOMINGOS GOETZINGER
AGIR - Agência Reguladora Intermunicipal do Médio Vale do Itajaí
Instituição: AGIR - Agência Reguladora Intermunicipal do Médio Vale do Itajaí

CARLOS MANUEL MARTINS
Presidente do Conselho de Administração Águas do Minho SA
CARLOS MANUEL MARTINS
Presidente do Conselho de Administração Águas do Minho SA
Instituição: Presidente do Conselho de Administração Águas do Minho SA. Carlos Martins é Mestre em Planeamento Regional e Urbano e Licenciatura em Engenharia Civil Secretário de Estado do Ambiente do XXI Governo Constitucional entre 26 de novembro de 2015 e 11 de abril de 2019 Presidente do Conselho de Administração da empresa Águas do Alto Minho, SA Membro sênior da Ordem dos Engenheiros com outorga do grau de especialista em engenharia sanitária. Professor Especialista em Engenharia Sanitária pelo Instituto Politécnico de Lisboa e Professor no Instituto Superior de Engenharia de Lisboa de 1991 a 2019. Integrou a Presidência do Instituto dos Resíduos do Ministério do Ambiente entre 1996 e 2002.

CARLOS MOTTA NUNES
Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico - ANA
CARLOS MOTTA NUNES
Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico - ANA
Instituição: Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico - ANA. Carlos é graduado em Engenharia Civil com ênfase em Hidráulica e Saneamento pela UFRJ em 2003, M.Sc. em “Water and Environmental Engineering” pela Universidade de Surrey, Inglaterra, em 2001 e Mestre em Administração Pública pela Universidade de Harvard, Estados Unidos, em 2014. Especialista em Recursos Hídricos da Agência Nacional de Águas desde 2003, tendo ocupado várias funções, dentre elas Coordenador de Regulação de Serviços Públicos e Segurança de Barragens e Assessor de Diretoria e Superintendente Adjunto de Apoio ao Sistema Nacional de Gerenciamento de Recursos Hídricos - SINGREH. Desde fevereiro de 2019, exerce a função de coordenador do Grupo de Trabalho interno da ANA com a missão de estruturar a agência para receber as novas atribuições decorrentes da mudança do marco legal do saneamento.

CARLOS RV SILVA FILHO
Presidente da ISWA - International Solid Waste Association
CARLOS RV SILVA FILHO
Presidente da ISWA - International Solid Waste Association
Instituição: Presidente da ISWA - International Solid Waste Association. - Advogado, pós graduado em Direito Administrativo e Econômico pela Universidade Mackenzie - Diretor Presidente da ABRELPE – Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais - Presidente da ISWA - International Solid Waste Association (Associação Internacional de Resíduos Sólidos) - Membro do Conselho Editorial do Atlas Global e do Atlas Regional de Resíduos Sólidos da ONU - Coordenador do Panorama dos Resíduos Sólidos no Brasil - Autor do livro “Resíduos Sólidos: o que diz a lei”

DIANA ROSALBA SARAFIAN
AIDIS Argentina
DIANA ROSALBA SARAFIAN
AIDIS Argentina
Instituição: AIDIS Argentina. Vicepresidenta de la Asociación de Ingeniería Sanitaria y Ciencias del Ambiente de Argentina . AIDIS-Argentina Ing. Civil de la Universidad de Buenos Aires , MBA , Especialista en Residuos . Más de 20 años de experiencia en Proyectos de Gestión Integral de Residuos para Municipios. Consultora de proyectos con financiación internacional. Gerente de CEAMSE.

EMILIA RUTKOWSKI
Professora Associada da UNICAMP
EMILIA RUTKOWSKI
Professora Associada da UNICAMP
Instituição: UNICAMP. Professora Associada da UNICAMP. Doutora pela USP (1999), Mestre pela University of Stirling (1980), Graduação em Ciências Biológicas pela UFMG (1976/77). Membro da Comissão Coordenadora dos Fóruns Lixo&Cidadania do estado de São Paulo e da RMC. Secretária Executiva da Câmara Técnica de Resíduos Sólidos (ABES). Representa a UNICAMP no COMDEMA Campinas, CT Integração e Difusão de Pesquisas e Tecnologia dos Comitês PCJ e como observadora da Convenção da Basiléia. Coordena o FLUXUS - Laboratório de Ensinagem em Sustentabilidade Socioambiental e Morfologia Urbanas (membro do ORIS - Observatório da Reciclagem Inclusiva e Solidária).

ERICK ELYSIO REIS AMORIM
Centro de Tecnologias Aplicadas – CTA
ERICK ELYSIO REIS AMORIM
Centro de Tecnologias Aplicadas – CTA
Instituição: Centro de Tecnologias Aplicadas – CTA. Mestre em economia do setor público pela UnB e Doutorando em Administração na FGV/EBAPE. Possui MBA em Concessões e PPPs pela FESPSP/London School of Economics. Ele também é formado no Master em Liderança e Gestão Pública pelo Centro de Liderança Pública/Harvard University. Com mais de 15 anos de experiência em regulação, concessões, saneamento, finanças públicas e planejamento urbano, Erick é servidor federal concursado e já atuou no governo federal no DNPM – Departamento Nacional de Produção Mineral – , na ANEEL – Agência Nacional de Energia Elétrica, na STN – Secretaria do Tesouro Nacional e na Presidência da República. Em âmbito municipal, atuou na Prefeitura de Teresina como Secretário de Saneamento, Secretário de Concessões e Parcerias, Secretário de Planejamento e Coordenação e Diretor de Assuntos Federativos e Internacionais.

FABRICIO SOLER
Felsberg Advogados
FABRICIO SOLER
Felsberg Advogados
Instituição: Felsberg Advogados. Sócio de Felsberg Advogados Advogado especializado em Direito Ambiental, Direito dos Resíduos, Saneamento e Sustentabilidade; Profissional com notória atuação na área de resíduos sólidos, atuando com a Política Nacional de Resíduos Sólidos, acordos setoriais, termos de compromisso, sistemas de logística reversa, responsabilidade compartilhada pelo ciclo de vida dos produtos, economia circular, Lei de Saneamento; serviços públicos de limpeza urbana e manejo de resíduos sólidos; Mestre em Direito Ambiental pela PUC-SP, Mestrando em Ambiente, Saúde e Sustentabilidade pela USP, MBA Executivo em Infraestrutura pela Escola de Economia da FGV, especialista em Gestão Ambiental pela USP e pós-graduado em Gestão Ambiental e Negócios do Setor Energético também pela USP; Indicado por publicações internacionais e pela Revista Análise Advocacia dentre “Os Mais Admirados do Direito”, na categoria “Ambiental”; Consultor especialista jurídico em gestão de resíduos da Organização das Nações Unidas para o Desenvolvimento Industrial (UNIDO); Organizador do Código dos Resíduos, coautor do livro Gestão de Resíduos Sólidos, o que diz a lei, e do capítulo Acordos Setoriais, Regulamentos e Termos de Compromisso, do livro Política Nacional, Gestão e Gerenciamento de Resíduos Sólidos; Coordenador dos cursos de educação executiva Gestão e Direito dos Resíduos e Compliance Ambiental e ESG da Trevisan Escola de Negócios, professor do curso de pós-graduação em Direito Ambiental da PUC-SP, do CERS e do CEDIN, bem como da disciplina Compliance Ambiental do MBA Compliance e Governança Corporativa da UFSCar, dentre outros cursos de especialização; Plataforma Lattes - http://lattes.cnpq.br/7897495151691288; Website: www.fabriciosoler.com.br LinkedIn: http://br.linkedin.com/in/fabriciosoler

FLAVIA MOURÃO PARREIRA DO AMARAL
COORDENADORA DA PROGRAMAÇÃO DO SEMINÁRIO
FLAVIA MOURÃO PARREIRA DO AMARAL
COORDENADORA DA PROGRAMAÇÃO DO SEMINÁRIO
Instituição: . Engenheira Civil, com Especialização em Engenharia Sanitária e em Democracia Participativa, servidora efetiva da Prefeitura Municipal de Belo Horizonte, onde já exerceu, entre outros, os cargos de Secretária Municipal Adjunta de Atividades Urbanas, Secretária Municipal de Meio Ambiente e Secretária de Administração Regional Venda Nova. Foi também Diretora-Geral da Agência de Desenvolvimento da Região Metropolitana de Belo Horizonte – ARMBH (2015-2018), autarquia estadual. É Diretora da Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental – ABES-MG e do Sindicato dos Engenheiros no Estado de Minas Gerais – SENGE-MG.

FLÁVIO DE MIRANDA RIBEIRO
UNISANTOS
FLÁVIO DE MIRANDA RIBEIRO
UNISANTOS
Instituição: UNISANTOS. Engenheiro Mecânico (EP-USP), com Especialização em Análise Pluridisciplinar do Estado do Mundo (UPC- Espanha), Especialização em Gestão e Tecnologias Ambientais (PECE-USP), Mestrado em Energia - Energia, Meio Ambiente e Desenvolvimento (PIPGE-USP) e Doutorado em Ciências Ambientais (PROCAM-USP). Desde 2019 é professor do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Direito da Universidade Católica de Santos (UNISANTOS), onde pesquisa sobre Economia Circular e leciona nas áreas de regulação ambiental e ações empresariais além do compliance. Desde 2002 é funcionário da CETESB- Cia. Ambiental do Estado de São Paulo, de onde se encontra licenciado sem vencimentos, tendo ocupado cargos de gerente em Produção mais Limpa, assistente executivo da Vice-Presidência, gerente de Política Pública de Resíduos Sólidos e Eficiência dos Recursos Naturais e funcionário do Setor de Planejamento Institucional da Presidência. Foi também Assessor Técnico no Gabinete da Secretaria de Meio Ambiente do Estado de São Paulo, sendo Coordenador Executivo da Política Estadual de Resíduos Sólidos. Atuou como membro do Grupo de Especialistas em Consumo e Produção Sustentáveis do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA), e é pesquisador do Grupo de Prevenção à Poluição - GP2 (EP-USP) e do Programa de Gestão Estratégica Socioambiental - PROGESA (FIA). Tem experiência nas áreas de Economia Circular, Gestão de Resíduos Sólidos, Produção mais Limpa (P+L), Análise de Ciclo de Vida (ACV) e Regulação Ambiental Empresarial.

FRANCISCO DE LA TORRE
DIRSA -Ecuador
FRANCISCO DE LA TORRE
DIRSA -Ecuador
Instituição: DIRSA -Ecuador. Francisco de la Torre, Ingeniero Civil con Maestría en Ingeniería Ambiental y posgrado en valorización de residuos sólidos, con más de 30 años de experiencia en desarrollo de estudios y gerencia de proyectos ambientales, principalmente en proyectos de Gestión Integral de Residuos Sólidos Urbanos e Industriales. Ha colaborado con varios organismos internacionales en temas de gestión de residuos sólidos, entre los cuales se encuentra la Organización Panamericana de la Salud, OPS, Banco Interamericano de Desarrollo, BID, World Wildlife Fund, WWF, Cooperación Alemana, GIZ, tanto en Ecuador como otros países de la región. Algunos cargos: Director de los servicios de residuos sólidos de la ciudad de Quito y responsable de la creación de la Empresa Metropolitana de Aseo de Quito, EMASEO, especialista en pre- inversión del sistema de planificación nacional y director de proyectos, consultor Senior de la Deutsche Gesellschaft für Internationale Zusammenarbeit, GIZ-InS – Ecuador en el área de residuos sólidos. Pertenece a la Asociación Interamericana de Ingeniería Sanitaria y Ambiental, AIDIS, Ex-Director Interamericano de la División de Residuos Sólidos, DIRSA, período 2010 – 2012. Actualmente es representante de DIRSA- Ecuador.

GENEDEMPSEY BICALHO CRUZ
SUPERINTENDENTE DA SLU - SUPERINTENDĖNCIA DE LIMPEZA URBANA DE BELO HORIZONTE
GENEDEMPSEY BICALHO CRUZ
SUPERINTENDENTE DA SLU - SUPERINTENDĖNCIA DE LIMPEZA URBANA DE BELO HORIZONTE
Bacharel em Direto pela UFMG, foi presidente da Loteria do Estado de Minas Gerais e secretário de Administração Regional Municipal de Venda Nova. Ocupou a Secretaria de Segurança Urbana e Patrimonial e a Urbel.

GENIVALDO JOSÉ LIEVORE
SANEAR - Serviço Colatinense de Saneamento Ambiental
GENIVALDO JOSÉ LIEVORE
SANEAR - Serviço Colatinense de Saneamento Ambiental
Genivaldo José Lievore: É bancário aposentado, graduado em administração de empresas. Trabalhou no Banestes e na Caixa Econômica Federal. Exerceu quatro mandatos de vereador e um de deputado estadual. Foi Superintendente do INCRA/ES e atualmente é Diretor Operacional do SANEAR (Serviço Colatinense de Saneamento Ambiental).

GEOVANIS ARRIETA BERNATE
Diretor DIRSA
GEOVANIS ARRIETA BERNATE
Diretor DIRSA
Instituição: Diretor DIRSA. O engenheiro sanitário é especialista em Gestão Integrada de Serviços Públicos Domésticos, Governo Municipal e Gestão de Projetos, com mestrado em Gestão Urbana. Possui mais de 25 anos de experiência nos setores público e privado, nas áreas de água potável e saneamento básico. Além de ser diretor da DIRSA, também é membro da Diretoria da Associação Colombiana de Engenharia Sanitária e Ambiental – ACODAL.

GERALDO ANTÔNIO REICHERT

GERALDO ANTÔNIO REICHERT
Engenheiro do DMLU (Departamento Municipal de Limpeza Urbana) de Porto Alegre. Mestre em engenharia. Doutor em Recursos Hídricos e Saneamento Ambiental. Ex-coordenador da CTRS da ABES.

GUILLERMO UMAÑA
AIDIS CAPITULO EL SALVADO
GUILLERMO UMAÑA
AIDIS CAPITULO EL SALVADO
Instituição: AIDIS CAPITULO EL SALVADO. JUAN GUILLERMO UMAÑA GRANADOS PRESIDENTE AIDIS CAPÍTULO EL SALVADOR VICEPRESIDENTE TÉCNICO DE AIDIS INTERAMERICANA PERIODO 2018 – 2020. Ingeniero Civil y MSc. Sanitarista, con diplomado en epidemiología, con más de 30 años de ejercicio profesional en el sector de agua y saneamiento, de nacionalidad salvadoreña. Consultor regional de residuos sólidos comunes y bioinfecciosos, especialista en diseño de sistemas de aseo público, rellenos sanitarios, estaciones de transferencia, composteras y estaciones de separación de reciclables, con experiencia laboral en El Salvador, Guatemala, Costa Rica, Nicaragua, Colombia y Perú.

GUSTAVO SOLÓRZANO
AMICA-DIRSA/AIDIS
GUSTAVO SOLÓRZANO
AMICA-DIRSA/AIDIS
Instituição: AMICA-DIRSA/AIDIS. Ingeniero Industrial y Maestría en Ingeniería Ambiental (Facultad de Ingeniería de la UNAM), y Diploma en Ciencias y Técnicas del Ambiente (Universidad de París, Francia). Ha laborado en los sectores público, privado y académico; de 2011 a 2018 fue consultor independiente colaborando con Banco Mundial, BID, PNUMA, Centro Mario Molina, entre otros. Coautor de los libros COVID-19 and waste management de PNUMA; del LAC Regional Waste Management Outlook, del PNUMA, y del What a Waste 2.0 del Banco Mundial. De 2015 a 2019 consultor y asesor estratégico en el Programa de Aprovechamiento Energético de Residuos (EnRes) de la GIZ en México. Director de Residuos y Sustancias Tóxicas de AMICA, capítulo mexicano de AIDIS, y Representante para México de la División de Residuos (DIRSA) de la AIDIS. Actual miembro del Grupo de Trabajo de residuos y cambio climático de ISWA.

HELIANA KÁTIA CAMPOS
Câmara Temática de Resíduos Sólidos da ABES – CTRS
HELIANA KÁTIA CAMPOS
Câmara Temática de Resíduos Sólidos da ABES – CTRS
Instituição: Câmara Temática de Resíduos Sólidos da ABES – CTRS. Engenheira Civil, especializada em Engenharia Sanitária e Ambiental e Mestre em Desenvolvimento Sustentável. Participou de eventos em resíduos sólidos no Brasil e no Exterior, tendo ministrado diversos cursos na área. Dirigiu os Serviços de Limpeza Urbana de Belo Horizonte e do Distrito Federal quando liderou o encerramento do Lixão da Estrutural. Foi a idealizadora pelo Unicef do Fórum Nacional “Lixo e Cidadania” e da Campanha “Criança no Lixo nunca mais. Recebeu inúmeros prêmios e homenagens no setor de resíduos. Atualmente é coordenadora Nacional da Câmara Temática de Resíduos Sólidos da ABES e vice presidente da Seção DF e atua como consultora.

IOLANDA GONÇALVES
Superintendente do CISAB-ZM
IOLANDA GONÇALVES
Superintendente do CISAB-ZM
Instituição: Superintendente do CISAB-ZM. FORMAÇÃO: Ciências Biológicas – UFSJ; MSc. Ecologia e Conservação da Natureza- UFV EXPERIÊNCIA PROFISSIONAL: Atuante no setor de Saneamento Básico, especialista socioambiental, com mais de 10 anos de experiência na área e desenvolvimento de políticas sustentáveis. Ênfase em Gestão de Projetos, Sistema de Gestão Ambiental com base na ISO 14001 e Auditoria Ambiental. Coordenação da elaboração e revisão de Planos de Desenvolvimento Rural Sustentável, Plano de Saneamento Básico, Plano de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos, utilizando metodologias participativas.

JOSE ALBERTO DA MATA MENDES
Engenheiro Sanitarista
JOSE ALBERTO DA MATA MENDES
Engenheiro Sanitarista
Instituição: . Engenheiro civil graduado em 1986 (FUMEC-BH). Fez especialização em Eng. Sanitária (UFMG) em 1996. Vem atuando na área de resíduos sólidos urbanos nos últimos 20 anos, tendo trabalhado em vilas e favelas pela SLU-Belo Horizonte. Foi consultor do CETEC-MG, de órgãos governamentais e diversos municípios mineiros. Foi consultor do PNUD e pesquisador da UnB, onde participou, por mais de 10 anos, nos trabalhos de implantação e desenvolvimento da componente Resíduos Sólidos do SNIS. Foi consultor do MMA, da OEA e recentemente consultor independente do Banco Mundial.

JOSÉ CLAUDIO JUNQUEIRA RIBEIRO
Doutor em Saneamento, Meio Ambiente e Recursos Hídricos
JOSÉ CLAUDIO JUNQUEIRA RIBEIRO
Doutor em Saneamento, Meio Ambiente e Recursos Hídricos
Instituição: . Engenheiro Civil Sanitarista e Doutor em Saneamento, Meio Ambiente e Recursos Hídricos pela UFMG. Diploma de Estudos Aprofundados em Engenharia Sanitária pela Escola Nacional de Saúde Pública da França. Foi Pesquisador da Fundação Centro Tecnológico de Minas Gerais - CETEC e Pesquisador, Diretor e Presidente da Fundação Estadual de Meio Ambiente - FEAM (MG). Foi Professor do Curso de Especialização Engenharia Sanitária e Ambiental da Escola de Engenharia da UFMG e do Curso de Graduação em Engenharia Ambiental da Universidade FUMEC, sendo aposentado. Desde 2012 é professor do Programa de Mestrado e Doutorado em Direito Ambiental e Desenvolvimento Sustentável da Escola Superior Dom Helder Câmara (BH) onde ministra a Disciplina Gestão e Gerenciamento de Resíduos Sólidos.

JOSÉ FERNANDO JUCÁ
UFPE: Universidade Federal de Pernambuco
JOSÉ FERNANDO JUCÁ
UFPE: Universidade Federal de Pernambuco
Instituição: UFPE: Universidade Federal de Pernambuco. Engenheiro Civil pela Universidade Federal de Pernambuco, Doutor pela Universidad Politécnica de Madri. Em 1994 criou o Grupo de Geotecnia Ambiental/Resíduos Sólidos (GRS/UFPE), onde coordena vários projetos de pesquisa financiados por agências de fomento Estadual, Federal e Municipal, nas áreas de Biogás, Bioenergia e Gestão de Resíduos Sólidos Urbano, atuando como consultor em vários estados brasileiros, com ênfase nos grandes aterros sanitários do País, como os de São Paulo (Bandeirantes e São João), Minas Gerais (Sabará), Bahia (Feira de Santana, Metropolitano), Ceará (Caucáia), Paraíba (João Pessoa e Campina Grande), entre vários outros. No período de 2012 a 2014 coordenou o projeto “Alternativas tecnológicas para o tratamento dos resíduos sólidos urbanos no Brasil, com base na experiência da Europa, Estados Unidos e Japão”, financiado pelo BNDES, com a participação de 62 consultores do Brasil e exterior. Em 2014 elaborou o diagnóstico e proposta de gestão dos resíduos sólidos urbanos do Distrito Federal, contrato com a UNESCO/ADASA/SLU-DF. Em 2009 recebeu o Título de Comendador da Ordem Nacional do Mérito Científico da Academia Brasileira de Ciências por suas contribuições científicas e técnicas. Em 2015 é o ganhador do Prêmio Fundação Bunge Saneamento Básico (Resíduos Sólidos Urbanos). Possui contrato com a FINEP para coordenar a Rede Biogás com 9 instituições participantes no Brasil; além de outros contratos com a UNESCO/ADASA diagnóstico da situação atual e intervenções necessárias no Aterro Sanitário de Brasília (DF); com FADE/CGEE – Centro de Gestão de Estudos Estratégicos (DF) para o setor de resíduos sólidos urbanos; Ecoterra Ambiental para o projeto executivo do Aterro Sanitário de Missão Velha (Consórcio Cariri – CE); e a FOXX Ambiental no Aterro Sanitário de João Pessoa - PB.

LENIN VILLALBA ZÚÑIGA
ASAMTECH
LENIN VILLALBA ZÚÑIGA
ASAMTECH
Instituição: ASAMTECH. Ingeniero Civil por la Pontificia Universidad Católica del Ecuador, Magister en Ingeniera Ambiental por la Escuela Politécnica Nacional del Ecuador y Magister en Gestión de Proyectos por la Universidad de las Fuerzas Armadas del Ecuador. Se ha desempeñado en el ámbito de la consultoría en las ramas del saneamiento ambiental y gestión ambiental, cuenta con 18 años de experiencia en el desarrollo de proyectos relacionados a la Gestión Integral de Residuos Sólidos. Actualmente forma parte de la Asociación Ecuatoriana de Ingeniería Sanitaria y Ambiental – AEISA perteneciente a AIDIS y forma parte de la División de Residuos Sólidos – DIRSA.

LUISA FEROLLA SPYER PRATES
SEMAD-MG
LUISA FEROLLA SPYER PRATES
SEMAD-MG
Instituição: SEMAD-MG. Engenheira Ambiental pela Universidade Federal de Viçosa (UFV), mestre em Controle da Qualidade do Ar, Resíduos Sólidos e Tratamento de Águas Residuais pela Universidade de Stuttgart/Alemanha. Expertise em tecnologias de tratamento de resíduos sólidos urbanos, experiência em gestão e gerenciamento de resíduos sólidos urbanos em âmbito público municipal adquirido pela atuação no Departamento Municipal de Saneamento Urbano (DEMSUR) de Muriaé/MG e experiência em elaboração de Plano Municipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos. Atualmente ocupa o cargo de Diretora de Resíduos Sólidos Urbanos e Drenagem de Águas Pluviais na Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável de Minas Gerais (SEMAD/MG)

LÉO HELLER
Fiocruz
LÉO HELLER
Fiocruz
Instituição: Fiocruz. Possui graduação em Engenharia Civil pela Universidade Federal de Minas Gerais (1977), mestrado em Saneamento, Meio Ambiente e Recursos Hídricos pela Universidade Federal de Minas Gerais (1989) e doutorado em Epidemiologia pela Universidade Federal de Minas Gerais (1995). Realizou pós-doutorado na University of Oxford, no período 2005-2006. É Doutor Honoris Causa pela University of Newcastle. Foi Professor Titular do Departamento de Engenharia Sanitária e Ambiental da Universidade Federal de Minas Gerais, no qual atua como professor voluntário. É pesquisador do Instituto René Rachou, Fiocruz, desde 2014. Na UFMG, dentre outras funções administrativas, foi chefe de Departamento (1995), Pró-Reitor adjunto de Pós-Graduação (1995-98), Diretor da Escola de Engenharia (1998-2002) e coordenador do Programa de Pós-Graduação em Saneamento, Meio Ambiente e Recursos (2006-2008). Foi editor nacional da Revista Engenharia Sanitária e Ambiental, da ABES (1992-2011). É Relator Especial da ONU sobre o direito à Água e ao Esgotamento Sanitário, desde 2014. Tem experiência na área de saneamento básico, atuando principalmente nos temas dos direitos humanos, da saúde ambiental e das políticas públicas.

MAELI ESTRELA BORGES
Professora e Consultora em Limpeza Urbana e Resíduos Sólidos
MAELI ESTRELA BORGES
Professora e Consultora em Limpeza Urbana e Resíduos Sólidos
Instituição: . Arquiteta, Urbanista e Engenheira Sanitarista. Professora e Consultora em limpeza urbana e resíduos sólidos. Consultora de RSS da Agência RMBH até 2016. Membro Efetivo e ex-Presidente da COPAGRESS/PBH por 4 gestões. Engenheira da SLU/PBH de 1973 a 2004, tendo exercido vários cargos inclusive de Diretora de Operações e de Superintendente de Limpeza Urbana (1999/2003). Vice-presidente da ABES-MG.

MAGNO FEDERICI GOMES
Dom Helder Câmara
MAGNO FEDERICI GOMES
Dom Helder Câmara
Instituição: Dom Helder Câmara. Estágio Pós-doutoral em Direito Público e Educação pela Universidade Nova de Lisboa-Portugal (Bolsa CAPES/BEX 3642/07-0). Estágios Pós-doutorais em Direito Civil e Processual Civil, Doutor em Direito e Mestre em Direito Processual, pela Universidad de Deusto-Espanha (Bolsa da Cátedra UNESCO e do Gobierno Vasco-Espanha). Mestre em Educação pela PUC Minas. Coordenador e Professor do Doutorado e Mestrado Acadêmico em Direito Ambiental e Desenvolvimento Sustentável na Escola Superior Dom Helder Câmara. Professor Titular licenciado da Faculdade de Direito Arnaldo Janssen. Advogado Sócio do Escritório Moraes & Federici Advocacia Associada. Líder do Grupo de Pesquisa: Regulação Ambiental da Atividade Econômica Sustentável (REGA)/CNPQ-BRA e integrante dos grupos: Centro de Investigação & Desenvolvimento sobre Direito e Sociedade (CEDIS)/FCT-PT, Núcleo de Estudos sobre Gestão de Políticas Públicas (NEGESP)/CNPQ-BRA e Metamorfose Jurídica/CNPQ-BRA. ORCID: http://orcid.org/0000-0002-4711-5310. Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/1638327245727283.

MARCOS ALEGRE
DIRSA/APIS
MARCOS ALEGRE
DIRSA/APIS
Instituição: DIRSA/APIS. Ingeniero Sanitario, UNI, Peru. MSc. Agua y Gestión Ambiental, Loughborough University of Technology, Reino Unido. Más de 20 años de experiencia nacional e internacional en residuos sólidos. Ex Vice Ministro de Gestión Ambiental (2016-2018) y miembro del Comité Científico del World Resources Forum (Suiza, 2019). Coordinador de la Unidad de Eco-innovación y Economia Circular de Grupo GEA.

MARCOS MOL
Pesquisador da Fundação Ezequiel Dias - Funed
MARCOS MOL
Pesquisador da Fundação Ezequiel Dias - Funed
Instituição: Pesquisador da Fundação Ezequiel Dias - Funed. Marcos Paulo Gomes Mol, doutor e mestre em Saneamento e Meio Ambiente pela Universidade Federal de Minas Gerais. Engenheiro Ambiental pela Universidade Federal de Ouro Preto. De 2007 a 2015, foi coordenador da Unidade de Gestão Ambiental da Fundação Ezequiel Dias (FUNED) em Belo Horizonte. Desde 2015 é pesquisador na FUNED, coordenando o Grupo de Pesquisa Saúde e Meio Ambiente, credenciado no CNPq. Atua como membro da COPAGRESS - Comissão Permanente de Apoio ao Gerenciamento de Resíduos de Serviços de Saúde e ocupa o cargo de Coordenador da Divisão de Ciência e Inovação da Diretoria de Pesquisa e Desenvolvimento da FUNED.

MARIANA ROBANO
DIRSA - Uruguay
MARIANA ROBANO
DIRSA - Uruguay
Instituição: DIRSA - Uruguay. Engenheiro civil hidráulico-ambiental, com mestrado em engenharia e diploma em produção mais limpa. Especializada em Economia Circular e Sustentabilidade, possui mais de 20 anos de experiência profissional nos setores público e privado. Diretor Técnico da ReAcción, agência de consultoria que assessora empresas e organizações no desenvolvimento e execução de suas estratégias de sustentabilidade. A ReAcción implementa metodologias que unem a engenharia ao design e à comunicação para conseguir uma mudança cultural nas organizações e tornar os processos mais ecoeficientes. Com ferramentas para reduzir, reutilizar e reciclar, implementam estratégias de economia circular, resiliência e regeneração, mobilidade sustentável, entre outras. www.reaccion.com.uy

MARIO RUSSO
Instituto Politécnico de Viana do Castelo
MARIO RUSSO
Instituto Politécnico de Viana do Castelo
Instituição: Instituto Politécnico de Viana do Castelo. Prof. Coordenador do Instituto Politécnico de Viana do Castelo, Dr. em Eng. Civil; Mestre em Hidráulica; Licenciado em Engenharia Civil e especializado em Microbiologia Ambiental. Gestor Internacional de Resíduos da ISWA. Representante de Portugal na ISWA durante 7 anos e do Ministério do Ambiente de Portugal no Grupo de Apoio à Gestão para o cumprimento das metas da União Europeia na gestão dos resíduos urbanos. Colaborador do Instituo de Tecnologia da UFPA. Pós doutor UFPA.

MARJOLLY PRISCILLA BAIS SHINZATO
Coordenadora da Câmara Técnica de Resíduos Sólidos da ABES-MS
MARJOLLY PRISCILLA BAIS SHINZATO
Coordenadora da Câmara Técnica de Resíduos Sólidos da ABES-MS
Instituição: Coordenadora da Câmara Técnica de Resíduos Sólidos da ABES-MS. Engenheira Ambiental (UFMS), Mestre em Tecnologias Ambientais (UFMS), Doutora em Ciências (USP). Proprietária da empresa HABITO EDUCAÇÃO AMBIENTAL. Professora Drª na graduação e pós-graduação na Universidade Anhanguera-Uniderp, Faculdade Novoeste e no Grupo Resultados. Coordenadora da Câmara Técnica de Resíduos Sólidos da ABES-MS. Integrante do Comitê Gestor do Programa Mulher do CREA-MS. Embaixadora voluntária do Instituto Lixo Zero Brasil. Contemplada com Prêmio Ecologia e Ambientalismo - Medalha Legislativa Francisco Anselmo de Barros - pela Câmara Municipal de Campo Grande. Teve projeto de pesquisa aprovado segundo Objetivos de Desenvolvimento do Milênio da ONU, atuando como pesquisadora na Fachhochschule Köln, Alemanha.

MARÍLIA MELO
Secretária de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável de Minas Gerais
MARÍLIA MELO
Secretária de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável de Minas Gerais
Instituição: Secretária de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável de Minas Gerais. Engenheira Civil com ênfase em Saneamento e Mestre em Meio Ambiente, Saneamento e Recursos Hídricos pela Universidade Federal de Minas Gerais, Pós-Graduada em Gestão com ênfase em Negócios pela Fundação Dom Cabral e Doutora em Engenharia Civil com ênfase em Recursos Hídricos e Saneamento pela UFRJ. Docente e coordenadora do Mestrado Sustentabilidade em Recursos Hídricos na Universidade Vale do Rio Verde - UninCor. Atualmente é Diretora Geral do Instituto Mineiro de Gestão das Águas - IGAM. Foi Diretora de Monitoramento e Fiscalização Ambiental do IGAM, Presidente da Câmara Técnica de Integração de Procedimentos de Outorga e Ações Reguladoras do Conselho Nacional de Recursos Hídricos, Secretária de Estado Adjunta de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável e Subsecretária de Fiscalização Ambiental da SEMAD.

MAURÍCIO SIGAUD FERREIRA

MAURÍCIO SIGAUD FERREIRA
Instituição: Presidente SINDLURB (MG).

MURILO PIZATO MARQUES
Superintendente de Regulação do CISAB-ZM
MURILO PIZATO MARQUES
Superintendente de Regulação do CISAB-ZM
Instituição: Superintendente de Regulação do CISAB-ZM.

MÁRIO SAFFER
Engebio Engenharia e Meio Ambiente
MÁRIO SAFFER
Engebio Engenharia e Meio Ambiente
Instituição: Engebio Engenharia e Meio Ambiente. Engenheiro Químico, Dr. em Engenharia de Processos pelo INPT de Toulouse/França, lecionou no curso de Engenharia Química na UFRGS e PUC, Pesquisador Convidado do CNPq e professor convidado no curso de Engenharia de Processos para o Meio Ambiente pelo INSA de Toulouse/França. Diretor da ENGEBIO Engenharia e Meio Ambiente, atua no setor privado e público em consultoria na elaboração de planos e projetos de sistemas de tratamento de efluentes sanitários e industriais, gestão de áreas contaminadas e de resíduos sólidos, logística reversa e de Planos de Gestão de Resíduos. Realizou diversos Planos de Gestão de Resíduos Estaduais e Regionais e como Consultor no Plano Nacional de Resíduos Sólidos versão 2012 e Coordenou em 2018 o diagnóstico base para a revisão do Plano Nacional assim como dos Planos relativos a Mudanças Climáticas do Rio Grande do Sul e Minas Gerais.

PATRÍCIA IGLECIAS
Diretora-Presidente da CETESB - Companhia Ambiental do Estado de São Paulo
PATRÍCIA IGLECIAS
Diretora-Presidente da CETESB - Companhia Ambiental do Estado de São Paulo
Instituição: Diretora-Presidente da CETESB - Companhia Ambiental do Estado de São Paulo. Formação acadêmica: possui titulação de Livre-Docência, Doutorado e Mestrado pela Universidade de São Paulo – USP. Em seu trajeto profissional, foi Superintendente de Gestão Ambiental da USP e Secretária do Meio Ambiente do Estado de São Paulo. Professora Associada na Faculdade de Direito da USP, com experiência na advocacia ambiental e na coordenação de projetos de pesquisa, com publicação de artigos em periódicos, livros publicados, participação e moderação de eventos e entrevistas entre outros. Em suas premiações e títulos, recebeu o Destaque Sustentabilidade – WOCA – em tributo e reconhecimento pela carreira em prol da gestão ambiental e atuação no programa Cidades do Pacto Global da ONU, GCSM – Global Council of Sales Marketing.

PEDRO HENRIQUE MARTINS
SEMAD-MG
PEDRO HENRIQUE MARTINS
SEMAD-MG
Instituição: SEMAD-MG. Gestor público pela Universidade federal de Minas Gerais, graduando em Direito pela PUC MINAS, com especialização em gestão pública colaborativa. Expertise em análise de dados e auditorias, avaliação de impacto no planejamento estratégico e proposições de novos modelos para a gestão. Atualmente, ocupa o cargo de diretor do centro mineiro de referência em resíduos.

RAPHAEL TOBIAS DE VASCONCELOS BARROS
DESA / UFMG
RAPHAEL TOBIAS DE VASCONCELOS BARROS
DESA / UFMG
Instituição: DESA / UFMG. Engenheiro Civil (UFMG, 1982), Especialista em Engenharia Sanitarista (UFMG, 1983), Mestre em Hidráulica e Saneamento (EESC/USP, 1990), Doutor em gestão de resíduos (INSA-Lyon/França, 2003), Professor associado junto ao Departamento de Engenharia Sanitária e Ambiental da UFMG.

RENATO SOARES DE FREITAS
PRESIDENTE DO CONVALE E PREFEITO DE CAMPO FLORIDO
RENATO SOARES DE FREITAS
PRESIDENTE DO CONVALE E PREFEITO DE CAMPO FLORIDO

RENATO TEIXEIRA BRANDÃO
Presidente da Fundação Estadual do Meio Ambiente - FEAM
RENATO TEIXEIRA BRANDÃO
Presidente da Fundação Estadual do Meio Ambiente - FEAM
Instituição: Presidente da Fundação Estadual do Meio Ambiente - FEAM.

RICARDO MEDEIROS DE ANDRADE
Diretor da Agência Nacional de águas e Saneamento Básico (ANA)
RICARDO MEDEIROS DE ANDRADE
Diretor da Agência Nacional de águas e Saneamento Básico (ANA)
Instituição: Diretor da Agência Nacional de águas e Saneamento Básico (ANA). Ricardo Andrade é Diretor da Agência Nacional de Águas. Engenheiro Civil, formado pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Atualmente é Coordenador Nacional do Projeto Amazonas: Ação Regional na Área de Recursos Hídricos, celebrado entre a ANA, a Agência Brasileira de Cooperação/MRE e a Organização para o Tratado de Cooperação Amazônica, Coordenador Nacional do Projeto GEF Amazonas, no âmbito da OTCA/PNUMA no Brasil e Governador Honorário do Conselho Mundial da Água. Foi Diretor Executivo do 8o Fórum Mundial da Água, realizado no Brasil, em março de 2018. Na Agência Nacional de Águas, foi Superintendente de Implementação de Programas e Projetos e Coordenador do Programa de Desenvolvimento do Setor Água INTERÁGUAS. Foi, ainda, Coordenador de Gestão de Recursos Hídrico da Secretaria de Estado dos Recursos Hídricos do Rio Grande do Norte. Tem experiência nas áreas de Gestão de Recursos Hídricos, Projetos de Cooperação Técnica com Organismos Internacionais, Administração Pública e avaliação de políticas públicas.

RODRIGO DE OLIVEIRA PERPÉTUO
ICLEI América do Sul
RODRIGO DE OLIVEIRA PERPÉTUO
ICLEI América do Sul
Instituição: ICLEI América do Sul. Rodrigo Perpétuo é secretário-executivo do ICLEI América do Sul. É doutorando do Programa de Pós Graduação em Ciência Ambiental (PROCAM / IEE-USP), economista pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), mestre em Relações Internacionais pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC-MG). Possui especialização em gestão de negócios pela Fundação Dom Cabral e em Cooperação Descentralizada pela Universidade Aberta da Catalunha. Em sua trajetória foi Chefe da Assessoria de Relações Internacionais do Governo do Estado de Minas Gerais, Secretário Municipal de Relações Internacionais da Prefeitura de Belo Horizonte, além de ter sido professor em instituições como Ibmec, Fundação João Pinheiro e UniBH.

RODRIGO OLIVEIRA
Fral Consultoria
RODRIGO OLIVEIRA
Fral Consultoria
Administrador de empresas pela FGV-EAESP, com MBA Executivo Financeiro pelo INSPER-SP e Mestrado em Sustentabilidade pela FGV. Atuou nas áreas de Marketing e gestão comercial em empresas como Natura, Unilever e Suzano. Hoje, Rodrigo atua principalmente com foco na gestão econômica e investimentos voltada para resíduos sólidos. É presidente da empresa de engenharia FRAL Consultoria, que realiza planos e projetos em meio ambiente e fundador da startup de logística reversa Green Mining. Também é membro do grupo de trabalho de vidros na câmara municipal de São Paulo, integra o conselho técnico do HUB de Economia Circular e coordenador do comitê de logística reversa da ABES

ROGÉRIO PENA SIQUEIRA
Presidente ABES - Seção Minas Gerais
ROGÉRIO PENA SIQUEIRA
Presidente ABES - Seção Minas Gerais
Instituição: Presidente ABES - Seção Minas Gerais. Formado em Engenharia Civil pela FUMEC; Pós-graduado na mesma escola, em Qualidade e Produtividade na Construção Civil; Mestre em Construção Civil, com foco em meio ambiente pela FEA-FUMEC; Auditor Ambiental Internacional pela Proenco Brasil; e formação em Políticas Públicas pela Fundação João Pinheiro. Funcionário concursado da Prefeitura de Belo Horizonte atua na Secretaria Municipal de Obras e Infraestrutura. Atuou também na construção civil em várias empresas privadas; foi Diretor Geral do DMAE, Departamento Municipal de Água, Esgoto e Saneamento de Ponte Nova; foi Gerente de Licenciamento Urbanístico e Ambiental na Secretaria de Coordenação da Gestão Regional Pampulha; Diretor do Parque das Mangabeiras; Diretor Operacional e Diretor de Planejamento e Gestão, da Superintendência de Limpeza Urbana (SLU). Foi membro do Conselho Municipal de Meio Ambiente (COMAM), membro da Câmara Técnica de Licenciamento de Eventos do COMAM; do Conselho Curador da Fundação Zoobotânica; do Conselho Curador da Fundação de Parques Municipais; Conselho de Habitação de Belo Horizonte; e do Comitê Municipal sobre Mudanças Climáticas e Ecoeficiência, onde presidiu o grupo de energias renováveis. Atualmente, representa a ABES-MG como conselheiro Câmara de Atividades Minerarias - CMI do COPAM-MG.

ROSEANE MARIA GARCIA LOPES DE SOUZA
ABES - Seção São Paulo
ROSEANE MARIA GARCIA LOPES DE SOUZA
ABES - Seção São Paulo
Instituição: ABES - Seção São Paulo.

SILVANO SILVÉRIO DA COSTA
Ministério da Economia
SILVANO SILVÉRIO DA COSTA
Ministério da Economia
Instituição: Ministério da Economia. Engenheiro Civil e Mestre em Tecnologia Ambiental e Recursos Hídricos. Trabalhou em empresas de consultoria de Projetos de Saneamento Básico por 13 anos. Foi dirigente de Serviços municipais e Distrital de Saneamento Básico. Presidiu a ASSEMAE - Associação Nacional de Serviços Municipais de Saneamento de Saneamento; Foi Secretário Nacional de Recursos Hídricos e Ambiente Urbano e Diretor do Departamento de Ambiente Urbano da Secretaria de Recursos Hídricos e Ambiente Urbano do MMA, aonde coordenou a Política Nacional de Resíduos Sólidos; Presidiu a AMLURB/SP e foi Diretor Adjunto do Serviço de Limpeza Urbana do Distrito Federal – SLU.É Especialista em Infraestrutura de Saneamento do Governo Federal e Assessor Técnico da SPPI/ME do Governo Federal, aonde coordena os projetos de estruturação de concessões de manejo de RSU no Brasil; Sócio da ABES desde 1981. Atualmente Diretor da ABES-DF.

VANESSA FERNANDA SCHMITT
SEMAD/GO
VANESSA FERNANDA SCHMITT
SEMAD/GO
Instituição: SEMAD/GO. Doutoranda e Mestre em Desenvolvimento Regional pela Universidade Regional de Blumenau - FURB. Especialista em Auditoria de Sistemas e Serviços em Saúde; Gerência de Cidades; em Controladoria da Gestão Pública Municipal; em Educação a Distância: Gestão e Tutoria; Bacharel em Secretariado Executivo e em Administração e, tecnóloga em Processos Gerenciais. No campo profissional, é Subsecretária de Desenvolvimento Sustentável, Proteção Ambiental e Unidades de Conservação da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável de Goiás - SEMAD/GO; atuou como Assessora da Diretoria Colegiada da Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento Básico do Distrito Federal - Adasa, como Diretora Administrativa e Institucional junto à Agência Intermunicipal de Regulação, Controle e Fiscalização de Serviços Públicos Municipais do Médio Vale do Itajaí - AGIR, e como coordenadora de curso e professora de graduação e pós-graduação na Universidade Regional de Blumenau - Furb, no Centro Acadêmico Leonardo DaVinci - Uniasselvi e no Instituto Federal de Santa Catarina - IFSC. É Coordenadora Adjunta da Câmara Temática de Regulação e Tarifa da Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental – ABES, membro da Internacional Water Association – IWA, e coordenou o Grupo Técnico de Manejo de Resíduos Sólidos da Câmara Técnica de Saneamento Básico, Recursos Hídricos e Saúde - CTSan da Associação Brasileira de Agências de Regulação - ABAR.

VIRGÍNIA MARIA JORGE
FUNASA
VIRGÍNIA MARIA JORGE
FUNASA
GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA CIVIL pela UNIVERSIDADE FEDERAL DE BRASÍLIA - UNB. EXPERIÊNCIA PROFISSIONAL: - COMPANHIA DE ÁGUA E ESGOTO DE BRASÍLIA - CAESB - DEPTº DE ENGENHARIA - BANCO DO BRASIL S.A - Atuou como engenheira no Departamento de Engenharia (DEPIM) - FUNDAÇÃO NACIONAL DE SAÚDE - FUNASA - Órgão executivo do Ministério da Saúde – atuou na auditoria interna e no Departamento de engenharia. - Organização Pan-Americana da Saúde – OPAS